A Segurança Alimentar é um tema que desperta grande interesse e mobiliza todos os intervenientes da cadeia alimentar de acordo com os seus objectivos específicos. Aferir o modo de actuação face às competências que detêm é o objectivo das autoridades com responsabilidades no sector alimentar. Para os profissionais e técnicos que neste sector exercem a sua actividade está subjacente o grande desafio da aplicabilidade e cumprimento das exigências regulamentares em vigor, enquanto aos consumidores importa restabelecer a confiança profundamente abalada pelas crises ocorridas nos últimos anos.
A larga disseminação dos contaminantes nos alimentos, sobretudo os perigos microbiológicos que têm vindo a originar incidentes de extrema gravidade e risco elevado para a saúde pública, tem exigido a implementação de sistemas que visem garantir a segurança dos alimentos. Os operadores do sector alimentar passaram a por em prática, de uma forma sistemática, o sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points –Análise dos Perigos e Controlo dos Pontos Críticos), ferramenta essencial para avaliar perigos e estabelecer medidas para o seu controlo, cuja finalidade é a aposta forte na prevenção, em contraste com a prática tradicional de realizar análises nos produtos acabados.
As empresas do sector agroalimentar têm uma necessidade crescente de demonstrar que os alimentos que produzem e comercializam são seguros. Face à pressão da regulamentação europeia em matéria de segurança alimentar e as exigências do mercado.
Para apoiar as empresas neste âmbito, a BioConnection presta os seguintes serviços:
- Implementação de programa de pré-requisitos (Boas Práticas de Higiene e Fabrico)
- Implementação o Sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP- Hazard Analysis and Critical Control Point )
- Acompanhamento e otimização do sistema de HACCP implementado.